01 fevereiro 2018

acontece em todo time pagar a quem não serve

Matheus Vidotto, Moisés, Fellipe Bastos e Giovanni Augusto
Foto: Montagem internet Daniel Augusto Jr/Agência Estado

É por essas e outras que o futebol é coisa falida, embora girem milhões em tudo que é bolso, por tudo que é mão. Que empresa privada gastaria R$ 1 milhão por mês com empregado encostado? Isso só acontece em empresas do Governo, mas aí tem o contribuinte para pagar sem reclamar (porque não pode reclamar), tem o cidadão atado pelos pés e pelas mãos, nós. Se bem que no caso dos times de futebol dá-se o mesmo, e os dirigentes sabem disso, basta ganhar um joguinho importante contra adversário que possibilite tirar um sarro na segunda-feira que tá tudo bem, aí, pode-se até comprar jogador paraguaio de 18 anos chamado Gustavo Viera, vindo do espetacular e famosíssimo time Rubio Ñu: vai dizer que você, principalmente você, corintiano, não acompanha a carreira desse excepcional jogador e a trajetória desse time? Sabe o que aconteceu com ele? Foi emprestado de volta ao time de onde veio, igualzinho acontece quando times brasileiros vendem pernas de pau para time europeu e, em menos de seis meses, os pega de volta e eu sempre acho que "aí, tem!", mas não sei o que é que tem nem como é feito. Eu que critico os maus negócios que o Palmeiras faz, como outro dia o do argentino Allione, sei que no futebol acontece tudo conforme mandam os empresários, que um dia quebram o galho de times em dificuldade para, em seguida, depois empurrarem suas mercadorias goela abaixo. Pois bem, tal qual o palmeirense, o Corinthians adquiriu um jogador, emprestou-o ao Bragantino e ao Bahia, pegou-o de volta duas temporadas depois e renovou seu contrato e tentou empurrá-lo em alguma negociação: isso pode? Enquanto isso, o salário de três dígitos vai indo, e os empresários desses jogadores enchendo as burras de percentual desses valores recebidos. Mas, vamos combinar?, empresas contratam colaboradores assim, por indicação? Acha que a Samsung, se fizesse isso, estaria no mercado? Claro que não! No futebol, dá. No futebol todo mundo deve, todo mundo compra, todo mundo vende, todo mundo assina contrato e bola pra frente. E por que essa bolha não estoura? Porque todo mundo faz parte dela, todo mundo tira enquanto o clube tiver crédito. E quando não tem? Chora as pitangas e consegue um Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro), tipo isso, com redução de 70% das multas e 40% das multas, para pagamento em 20 anos. Pergunta se algum clube cumpriu? E isso foi assinado no governo Dilma, hein? Faz tempo! Não tenho nada a ver com os desperdícios, não é dinheiro meu, eu não botaria minha pouca grana nisso, mas também não dilapidaria R$ 1 milhão por mês de nenhuma entidade que eu administrasse em nome de tirar algum pra mim. Mas tem quem faça... E é essa gente que administra os clubes em geral, que se diz torcedora como os caras das arquibancadas? Me poupe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário