18 junho 2018

Danem-se as estatísticas e as análises críticas, agora, sou só torcedor!

Foto da internet - Estadão

"Me enganei", como eu me enganei... (Perdão pela próclise no começo de frase, mas não tem outra forma de dizer e parecer verdadeira a frase, "Enganei-me" soa religioso, sobre política ou outra coisa e não sobre futebol). Essa imagem do Neymar de ponta cabeça diz bem como ficamos os que acreditávamos num futebol brilhante, vistoso, convincente. Foi nada disso! Ok que o gol do Coutinho, golaço!, até que animou, e deu a impressão de que dali para a frente, o adversário, como é comum no futebol, "se abre" para ir atrás do empate. Mas a Suíça? Esquece. E é um timinho fraco, viu? Nada que lembre o ferrolho ou outra forma de defesa comum a um selecionado que já chegou a ser eliminado de um Mundial sem sofrer um gol sequer. Mas aos comandados do Tite faltou malandragem, sei lá. Ou sobrou jogar pro Neymar, e nisso se assemelha à fracassada era Dunga. Ele pega a bola e se enrola todo, erra a sequência da jogada, não passa direito, não chegava a um colega de time, enfim, estava muito estranho: ainda bem que não levou amarelo, ufa? Parece que ele está mais controlado... Mas assim, vira um cara comum, e disso, chato é que ninguém tem peito de tirá-lo do time, nem de substituí-lo! Aí, o técnico troca meia dúzia por seis, colocando Fernandinho no lugar do Casemiro e Renato Augusto no lugar de Paulinho: por quê? Pra quê? Ah, perdão, prometi virar só torcedor, sem analisar nada. Fazia muito tempo que não botava camiseta amarela, boné, e que não bebia umas e outras por conta do jogo, e ontem, não valeu a pena. Sofri pra caramba, achava que o Gabriel Jesus iria arrebentar, fazer os mesmos 3 gols de Cristiano Ronaldo, mas me enganei de novo, de novo! Esperava, então, que, mesmo não gostando do jogo dele, o Coutinho fosse jogar direito: jogou abaixo do nível. Ah, mas fez o gol, um bonito gol. Fez, mas só... E ninguém fala do William, ué, ele jogou no time titular? Jogou? Nossa! Do Neymar, eu não esperava nada além do que produziu em campo: nada. Então, danem-se as estatísticas! Ganhar da Costa Rica, sexta-feira próxima, ganharemos (reparou como estou usando o plural de modéstia "nós"? Agora, mais que nunca, vou só torcer até aonde formos, mas vamos juntos doravante: eu, Tite, o time e quem mais quiser). Assim como Joachim Löw afirmou que vai passar à próxima fase, também acho que o time do Tite se classifica. De novo parafraseando o técnico alemão, quando lhe perguntaram se se classificasse em segundo da chave como seria, ao que ele respondeu que não pensa em próximo adversário, também eu tô nem aí com quem venha pela frente, vou só torcer e não mais sofrer, nem sofrer por errar palpite de placar ou de que jogador vai arrebentar na partida. Lembram do último título da Itália? Quase nem passa da fase de grupos, depois, aos trancos e barrancos, chegou à fase final, e nessa altura, é coração, é alma, é experiência. E como todos os jogadores brasileiros desse time, exceto Fagner, Cássio e Geromel (o único não-corintiano Quá-quá-quá!) não têm experiência de se trombarem em torneios importantes da Europa, que eles, os experientes e iguais aos demais, se matem e nos deem alegria de torcedor, coisa que serei daqui pra frente exclusivamente. Nada de saber nada de tática ou técnica, só sei que sou brasileiro, e não desisto nunca. Até o fim da Copa...
(Opinião, cada um tem a sua. Essa é a minha). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário