10 abril 2014

Vai dar Santos campeão porque o Ituano não é nenhum Atlético de Madri

O que tem a ver uma coisa com outra? Por que comparar Ituano com Atlético de Madri? Uai, não seria lógico o Barcelona ir à semifinal da Liga dos Campeões, como fez nas últimas 6 edições? Mas não foi. Perdeu para um surpreendente time dirigido por um argentino, Diego Simeone, que em pouco mais de 3 anos fez o time deixar a condição de coadjuvante, tanto do campeonato espanhol quanto no principal campeonato de clubes do mundo, a Liga dos Campeões, indo a uma semifinal depois de 40 anos.
 
E o que tem a ver com o Ituano, então? A lógica manda cravar Santos (em mais de um jogo, a chance da surpresa diminui muito!). Ainda que o Ituano venha a vencer o campeonato regional, a tendência é não passar de surpresa, já começa com a perda do elenco: sem ser o goleiro Vagner, Dener (lateral), Cristian (meia), Esquerdinha (atacante), todos os titulares têm contrato terminando até terça-feira, aí volta a ser um time sem grandes aspirações, como sempre foi. Palmeiras quer Anderson Salles, Rafael Silva e Jackson Caucaia; Vitória, Sport e Chapecoense querem o Alemão; Fluminense, Ponte Preta e Goiás querem o Esquerdinha; Botafogo (RJ) quer o goleiro Vagner...  
 
Ainda haveria vantagem se fosse como no passado em que os jogadores eram dos clubes, hoje, são todos de empresários, no plural mesmo, fatiados os direitos federativos em tantos por cento para este, outro tanto para aquele, etc. e tal. Mesmo jogadores medianos, perdendo esses jogadores, o time tem que remontar o time para tentar surpreender de novo um dia, quem sabe? A vantagem de ter ido à final, além de receber verba maior da Federação Paulista de Futebol (FPF), é a atração que exerce nesses mesmos empresários dispostos a pôr outros de seus jogadores "na vitrine", isso é fato, e facilita a remontagem do elenco. Mas se vai dar certo é outro papo. Até agora tinha dado certo quantas vezes? Penso que o gestor vai deixar de pôr dinheiro dele (?), como afirmou no Mesa Redonda da TV Gazeta.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário