02 julho 2018

Já que chegou até aqui, Brasil, vai lá e ganha. Já que não tem mais bichos-papões, é tu, muleque!


Só tem técnico gaúcho, meu Deus! Felipão ganhou a Copa do Mundo de 2002 com competência, com todos os méritos. Depois, veio, talvez não nessa ordem, mas Mano Menezes, Dunga, o retorno, para botar a casa em ordem com seu jeitão zangado, prepotente, quase militar: nada. Trouxeram Felipão, e me lembro de ter escrito, o que ele não leria nem ninguém lhe diria nunca, que ele não deveria aceitar voltar, saíra como campeão, por cima, que não tinha mais que provar nada, e que poderia se repetir o mesmo do retorno dele ao Palmeiras, em fracasso. Como ele não lê o que eu escrevo nem os filtradores lhe passam nada "no meu nível", sabemos todos até onde chegou a aventura brasileira com esses gaúchos que vão e voltam, como numa ação entre amigos. Agora, me colocam lá um corintiano, só por Deus! Mas esse corintiano tem minha admiração, sempre teve, com a ressalva do episódio em que, dirigindo o Corinthians, no Pacaembu, saiu-se com aquele bendito "Fala muito!", "Fala muito!", "Fala muito!" dirigindo-se ao técnico palmeirense do outro lado, seu professor de fato, na escola, e seu mentor depois no começo da carreira. Eu nunca o perdoei. Acho que de coração, também não o Felipão. Afora isso, nenhum óbice. E na Seleção, mal colocada quando ele assumiu, mostrou trabalho, competência, seriedade e resultados, o que é mais importante. Chegou  à Rússia como favorita, no nível dos demais times. E a dificuldade encontrada por cada Alemanha da vida para ganhar um joguinho; cada sofrimento da Espanha, depois de trocar 1 milhão de passes mas não fazer nada além do jogo ficar chato e ser, também eliminada; depois de a Argentina, como seu timaço não  encontrar o caminho da classificação, de grandão mesmo do futebol, de protagonista, resta quem? O time do professor Tite. Mas precisa comprovar em campo, motivado e sério, que a hora é agora, não tem mais ninguém favorito por lá. Se tiver medo do México, melhor voltar pra casa mesmo, não terá ânimo para ganhar da Bélgica depois. Por que Bélgica? Você acha que eles vão perder a classificação para o Japão, rapaz? Nunca, nunquinha! Então, Brasil; então, Tite; então, Neymar; então, Philippe Coutinho; então, Gabriel Jesus; então Casemiro; então, Paulinho; então, Fagner, seu corintiano de uma figa! (Quá-quá-quá!), os protagonistas são vocês. Ou a decepção da vez? Nós não podemos, daqui do Brasil, optar por uma alternativa, mas vocês podem: vão lá e arrebentem, rapazes! Nossa energia tá toda com vocês. 

(Opinião, cada um tem a sua. Essa é a minha). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário